sábado, 8 de maio de 2010

Você gosta de sushi?

Recentemente, assisti uma reportagem japonesa sobre Sushiman (Noticiado pelo canal japonês NHK em 15/04/2010). O segredo para ser um grande Sushiman é ter mãos frias, dizia a reportagem. Essa reportagem falava de um Sushiman que mantinha a temperatura de suas mãos bem baixa, em torno de 16 graus centígrados quando ia ao famoso mercado Tsukiji de peixes em Tóquio, ou 20 graus quando preparava Sushi, como se podia constatar pelo equipamento de termografia usado pela reportagem. O interesante é que, de manhã, quando acordava ou quando estava comendo, a temperatura das suas mãos permanecia nos 36 graus. Ele explicava que quando era jovem precisava deixar as mãos de molho em água gelada antes de preparar os sushis para não esquentar o peixe cru. Mas depois de muitos anos, seu corpo começou a ajustar a temperatura das suas mãos por conta própria, baixando para 20 graus ou menos, sempre que ia preparar sushi ou manusear peixes. Este é um bom exemplo de como a mente humana pode controlar partes do organismo que são controladas pelo sistema nervoso autônomo e que, portanto, não controlamos conscientemente.

Relacionado a esse exemplo, gostaria de indicar um livro que se chama Biologia da Crença, de Bruce Lipton. Num determinado momento da sua vida, Bruce sentiu que tudo dava errado. Separou-se da sua esposa, suas filhas se sentiam abandonadas por ele embora ele procurasse mostrar todo o seu amor por elas, acumulava dívidas, sentia-se desrespeitado pelas pessoas e suas idéias recebiam crítica impiedosas nos meios acadêmicos, onde imperavam os paradigmas tradicionais.

Depois que saiu da renomada Universidade de Stanford, Bruce recebeu um convite para lecionar em um supletivo nas Ilhas do Caribe. Isso lhe deu esperanças de conseguir um pouco de paz. O novo ambiente mudou suas percepções e fez lembrar de quando olhou pela primeira vez dentro de um microscópio e sentiu no corpo a certeza de que todos os organismos eram inter-relacionados e havia uma relação harmoniosa entre todos os seres. Encorajado pela renovada energia obtida no Caribe, passou a escrever intensamente e, baseando-se nos conceitos da física quântica, propôs que a membrana celular era o cérebro das células e que podíamos usar o pensamento para controlar nossas células.

Isto é, segundo Bruce a Genética serve apenas como um mapa, mas quem controla é a nossa mente. Legal, não acham?!! E o nosso sushiman é o exemplo vivo da teoria de Bruce Lipton que passa a receber maior atenção da sociedade e da comunidade acadêmica.

Sugestoes de leitura
Gestantes, por favor, leiam o Capitulo 7, e pesquisadores e interessados no meio ambiente 3 e 4.
Pessoas que se interessam em previsoes do futuro, leiam as conclusões e seu mais recente livro Spontaneous Evolution (ainda não traduzido). Este livro nos apresenta um novo modelo de integração do ser humano com o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário