domingo, 13 de junho de 2010

Oneness, emoções e a Copa do Mundo

Para colocar o mundo em ordem, precisamos primeiro colocar a nação em ordem; para colocar a nação em ordem, precisamos primeiro colocar a família em ordem; para colocar a família em ordem, precisamos cultivar nossa vida pessoal; e para cultivar nossa vida pessoal, precisamos primeiro colocar o coração em ordem.
—Confúcio—

Esta semana há uma sensação diferente no ar. Temos a Copa do Mundo e o Brasil se prepara para sua estréia. É um desses raros momentos em que o oneness aparece espontaneamente. Oneness é uma palavra em inglês que significa qualidade ou estado de ser um com todos.

Alguns outros momentos em que acontece a sensação de oneness é quando um time consegue se coordenar fluidamente, quando as coisas acontecem sem que ninguém tenha que fazer isso conscientemente. Acontece também quando se está jogando algum esporte e por alguns momentos você entra num tal estado de inspiração que tudo dá certo sem ter que pensar. São momentos em que você sente o fluxo do universo e tudo acontece na mais alta perfeição e harmonia. Já sentiram algo assim?

Essa sensação pode também ser sentida quando observamos uma paisagem linda como o pôr-do-sol e sentimos como se estivéssemos instantaneamente integrados com a natureza, como se nosso coração estivesse sendo absorvido pela natureza num todo harmonioso.

Como no cotidiano trabalhamos como indivíduos separados, muitas vezes esquecemos que todos nós estamos de alguma maneira conectados. E são esses momentos de deslumbramento perante a natureza que nos faz lembrar que na realidade todos somos um só. E num mundo assim conectado, não há motivos para debates sobre quem está certo ou errado.

Na poesia, o coração está no centro das coisas. Na ciência, fala-se que o cérebro é que controla todo o organismo e que o coração é apenas o órgão que bombeia o sangue para todo o organismo. Mas cientistas do Institute of Heartmath dos Estados Unidos têm levantado evidências que mostram que o coração é um órgão extremamente complexo, possuidor do seu próprio “cérebro”. Segundo esse Instituto, pesquisas na nova área de neurocardiologia indicam que o coração é um órgão sensorial com um sofisticado centro de recepção e processamento de informações. Seu nível de energia é tão grande que seu campo magnético é aproximadamente 5000 vezes mais forte que o do cérebro.

Assim, geralmente esquecemos de pensar com o coração e nos deixamos levar pela pura racionalidade. Mas se dermos abertura ao enorme poder do coração e abrirmos espaço às nossas capacidades intuitivas, estaremos mais perto de sentir que somos todos parte de um único ente universal. Este é o significado do oneness.

Vamos aproveitar a parada para a Copa, nesse momento de pura emoção, e sentir a força unificadora que vem do coração?

Que sejamos todos um na harmonia!

4 comentários:

  1. Muito bom o texto e boas energias para os brasileiros!
    Boa semana!
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Olá Keiko!!
    Fico muito feliz em poder postar meus comentários neste grande Blog, onde você compartilha seus conhecimentos de altíssimo nível.
    O Blog é um meio fantástico de comunicação, acabo de conhecer com mais detalhes o seu perfil, e com certeza o mundo terá acesso aos seus conhecimentos, onde você poderá auxiliar no processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral das pessoas, e de forma bastante específica.
    Aconteceu num dia de primavera; na volta do serviço tive a sorte de ver e sentir uma linda paisagem de pôr-do-sol que eu nunca havia visto anteriormente, fiquei um instante muito emocionado, é uma sensação de mais alta harmonia, é o momento que eu senti o poder do coração. Eu acho que foi Oneness.
    Estamos em época de Copa do Mundo, maior evento esportivo do mundo, principalmente nos jogos do Brasil a adrenalina vai explodir, vai ser pura emoção, e
    todos vão sentir a força unificadora que vem do coração. Certamente seremos todos um na harmonia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Keyko,
    estou adorando ler seu blog, vc é muito sensível.
    Infelizmente, vivemos em um mundo totalmente desconectado emocionalmente, as pessoas perderam a capacidade de percepção, e estão totalmente ligadas aos fatores negativos do viver.
    Somos criticados por externar as emoções, pois denotam fragilidade.
    Entretanto, compactuo com você a nossa necessidade de atingirmos uma sintonia única, onde a paz e o amor sejam os sentimentos mais puros e verdadeiros, para podermos usufruir da alegria reverberada pelos gritos de gol.
    Bjs e obrigada,

    ResponderExcluir
  4. Ola Keiko!
    Nesta manha de 17 de junho ao ler tua mensagem sobre onenness
    percebo o quanto meus sentiments de conexao com
    os seres e com a natureza sao verdadeiros e da propria essencia humana e como e necessário cultivar cada vez mais estes sentimentos e momentos para qeu se tornem nossa realidade a todo instante e náo apenas alguns momentos.
    Encontrar e estar contigo, é um grande presente e sou grata.
    A harmonia do encontro e o cuidado no atendimento demonstram a grandeza de alma que estou certa vai expandindo e criando cada vez mais e mais harmonia e beleza no entorno.Assim te-la aqui n Brasil sentindo com a emoçao do Brasil como voce diz estes momentos de unidade
    do povo brasileiro clamando em unissono a alegria como modo de vida o que se contrapoe frontalmente a todas as formas de violencia.
    Grata pelas mensagens .
    Sol

    ResponderExcluir